Menu

 

Quando se fala de Pokémon UNITE, uma das principais coisas a se destacar é que esse é um jogo diferente. Nesse mesmo sentido, este é um game que engloba diferentes universos e um deles é o mundo dos mobas, que a princípio é desconhecido para grande parte da fanbase, principalmente de quem é fã apenas de Pokémon ou outro tipo de jogo.


Dessa forma, buscamos reunir alguns dos termos principais e mais utilizados em mobas e que também podem ser utilizados no contexto de Pokémon UNITE. Portanto, caso você seja novo nesse mundo, confira agora o nosso glossário dos termos mais utilizados em mobas!


Glossário de termos para o UNITE

glossário termos mobas pokémon unite moba de pokémon pokelol
Reprodução: The Pokémon Company/Tencent
  • Skill - Magia/Habilidades/Golpes.

  • FF - Rendição.

  • Face Check - Entrar em uma brush/arbusto sem visão ou sem tacar skill, para saber se há algum oponente ali.

  • Brush - São os "matos" ou "moitas" que estão no mapa.

  • Gank - Fazer uma rotação para alguma executar alguma jogada ofensiva contra seus oponentes em suas rotas, seja os eliminando ou tirando recurso (itens de batalha em Pokémon UNITE).

  • Flanco - Chegar nos seus oponentes pelas costas deles.

  • GG - Bom jogo.

  • WP - Bem jogado.

  • Poke (ar)/Harass - Pressionar o inimigo causando-lhes bastante dano com alguma skill do seu personagem. Apesar de não o eliminar, o ato de Pokear te dará uma certa pressão na sua rota, por ter mais vida que seu oponente, e permitirá que você execute jogadas no restante do mapa muita das vezes.

  • Skillshot - Habilidades em projétil e que você deve controlar e mirar para acertar

  • Target/Single Target - Habilidades usadas em alvos únicos e que seguem seus oponentes, uma vez utilizadas. Essas habilidades se diferenciam das skillshots pois não precisam de mira para acertar, basta selecionar seu oponente que a habilidade vai ser aplicada.

  • AOE - Efeito em área, habilidade que causa algum efeito em área.

  • Gap Close - Alguma habilidade, skill ou item que faça você se aproximar rapidamente de seu oponente.

  • Healar - Curar aliados.

  • Peel - Auxiliar aliados a sobreviver e encaixar seu dano através de curas, escudos, buffs, controle de grupo, etc.

  • CC - Sigla para Controle de grupo, que é o termo atribuído para habilidades/skills/item que “prendam” seus oponentes ou apliquem lentidão.

  • Meta/MetaGame - O que ou quem está mais forte naquele momento. Pode mudar de acordo com as atualizações do jogo.

  • DPS - Dano por segundo.

  • Macro/Macro Game - Referente a noção de jogo e de mapa do player. Um estilo de jogo que envolve o conhecimento de mapa, rotações, e objetivos de cada jogador.

  • Micro/Micro Game - Referente ao nível individual de cada jogador. As movimentações, escolha de itens, ataques, quando ser agressivo ou não, entre outras tomadas de decisões individuais.

  • Builds - Referente a itemizações que você faz. Em Pokémon UNITE, esse termo pode aparecer na sua escolha para Held Items (Itens de segurar) e para sua escolha de Moveset, para seus Pokémon.

  • Moveset - Termo mais utilizado na fanbase de Pokémon, reverente a sua escolha de habilidades para cada Pokémon, de acordo com as circunstâncias e situações.

  • Roaming - Fazer uma rotação (se movimentar no mapa), com algum objetivo. Ex: Eliminar um oponente em outra rota, invadir a jungle adversária para eliminar ou roubar algum Pokémon, tirar recurso (item de batalha) de seus adversários.

  • Jungle - Selva, área central do mapa principal de Pokémon UNITE.

  • Lane - Termo usado como "nome" das rotas no jogo.

  • Backdoor (No contexto de Pokémon UNITE) - Fazer uma rotação inesperada para marcar pontos em uma área de Gol.

  • Power Spike - Pico de poder, quando seu personagem chega no ponto em que ele está bem forte. Cada personagem tem um Power Spike diferente.

  • OP - Sigla de Over Power, e que é a expressão usado para algo ou alguém que seja ou esteja muito forte.

  • Buff - Habilidade recebida a partir de algum aliado ou derrotando algum “monstro épico” no mapa, que pode lhe dar alguns atributos extras, como defesa, velocidade de movimento, dano, etc. PS: Esse termo também pode ser utilizado quando há alguma atualização no jogo, e os desenvolvedores resolvem alterar status/atributos para aumentar a força de algum personagem jogável, que eles julguem estar fraco.

  • Nerf - Termo utilizado quando as atualizações do jogo diminuem a força de um personagem que os desenvolvedores julguem estar forte demais.

  • Safe - Estar seguro.

  • Team Fight - Lutar junto com sua equipe. Geralmente quando todos os jogadores da partida se enfrentam de uma só vez, por algum objetivo.

  • Snowball - Alguma vantagem adquirida no início do jogo e que vai crescendo ao longo da partida e não há como controlar.

  • Ult/Ultimate - Habilidade mais forte do personagem. Em Pokémon UNITE é chamado de UNITE Move.

  • Set/Setar - Planejar e se preparar para fazer uma movimentação ou um objetivo.

  • Intar - Jogar mal.

  • Squishy - Personagem muito frágil e fácil de matar.

  • Troll - Alguém que esteja jogando mal de propósito.

  • Bait (ar)- Atrair o oponente ou incentiva-lo indiretamente para que ele execute alguma ação, de modo que você possa eliminá-lo ou fazer com que ele gaste recurso atoa (itens de batalha).

  • Smurf - Jogador experiente que cria uma nova conta e joga em níveis inferiores ao dele.

  • Caitar - Causar dano enquanto se move e evita tomar dano.

  • Kitar - Desistir e abandonar uma partida antes do jogo acabar (não façam isso).

  • Cooldown - Tempo de recarga de alguma habilidade ou item de batalha.

  • Carry - Personagem com muito potencial de dano e carregador.

  • HP- Pontos de vida (ou só vida).

  • Split - Quando um personagem fica isolado em alguma rota com algum objetivo. Ex: Atrair oponentes com a ameaça constante de pontuação (caso eles não voltem para defender, com isso seu time pode realizar objetivos do outro lado do mapa.

  • Engage - Iniciar uma luta com seus oponentes.

  • Zonning/ Zonear - Áreas de influência em que, mesmo que você não faça nada, os oponentes devem respeitar e manter distância, pois estarão no alcance de uma habilidade sua muito importante que pode causar muito dano, ou eliminá-los. Geralmente é uma estratégia utilizada como ameaça de iniciação ou eliminação.

 
Topo